segunda-feira, 25 de junho de 2012

O meu Casamento Pagão


Como estou para me unir "oficialmente", decidi postar algumas informações sobre o casamento pagão a fim de esclarecer as duvidas de algumas amigas... Mocinhas bruxescas ou não me aguardem pois terá uma festança daquelas!!



O casamento pagão
A cerimônia pagã de casamento, conhecida como handfasting, é uma simples união entre duas pessoas que se amam e fazem seus votos frente a frente. Ou seja, um ritual de casamento normal, como em todas as religiões. Tem origem européia e era comum em culturas célticas e eslavas. O termo vem do verbo handfast, que na era medieval era a denominação do contrato de casamento.
Existem diversas formas de ser realizada. O casal pode amarrar seus pulsos com fitas, cordas ou cabos enquanto fazem suas juras. Os votos significam um compromisso com a outra pessoa e consigo mesmo. No final da cerimônia, as mãos são soltas, simbolizando que o casal está junto por sua própria vontade.
Também são trocados anéis, que simbolizam uma aliança. A troca de alianças é um costume que tem origem no Paganismo, inclusive.
Quem pode oficiar um casamento pagão? Não há regra, mas geralmente são celebrados por sacerdotes de cada tradição, pois se entende que sejam as pessoas com maior conhecimento ali e tudo o mais.
Os casamentos pagãos não têm como regra que sejam felizes para sempre, mas que fiquem juntos enquanto se amem. Tradicionalmente, os handfastings duram 1 ano e 1 dia. Passado esse tempo, o casal renova seus votos se assim desejar. Eu gosto dessa idéia porque significa que você está com alguém porque quer mesmo, e não porque assinou um papel.
Geralmente a cerimônia é realizada ao ar livre, a fim de honrar os quatro elementos (terra, ar, água e fogo), e estão presentes todas as pessoas que desejam boas energias ao casal. Os votos do casal geralmente incluem amor, respeito, honra e proteção à família. Podem ser utilizados elementos para dar um ar tradicional à cerimônia, e isso depende da tradição ou vertente seguida pelo casal, mas a cerimônia básica, somente com o essencial, também é comumente realizada. A verdade é que não existe uma maneira fixa de celebrar o handfasting - depende realmente da vertente que o casal vivencia.
Não existe qualquer restrição com relação ao sexo das pessoas que celebram este ritual, assim como não há restrição quando pessoas se amam.
Como se trata de uma cerimônia de caráter religioso, os envolvidos podem querer casar-se também no que chamamos de casamento civil, apenas para oficializar burocraticamente a união, assim como acontece nas demais religiões.
"Pular a vassoura" é uma tradição pagã , na qual o noivo e a noiva pulam juntos por cima do cabo da vassoura é uma antiga forma decerimônia comum de casamento, praticada em certas regiões da Escócia, Dinamarca e China, e muito popular entre os ciganos. Simbolicamente as vidas de solteiro são varridas para o passado.
A palha representa a família, o cabo é o Grande Espírito e o cipó de amarrar significa o compromisso do casal. Para as cerimonias, as vassouras eram enfeitadas geralmente pelas madrinhas da noiva, uma semana antes do casamento em ritual, então meninas se preparem pois teremos muitas coisas a fazer...

Preparação do Local para a Cerimônia

A preparação do local onde será realizado o casamento pagão é de extrema importância e deve ser todo consagrado com sal, com água e mais um incenso para purificar e que pode ser de cedro, sândalo ou sálvia. No altar deve estar: duas velas brancas, um prato com terra ou sal, incensório, uma vareta, sino de altar, cálice com água, um cristal de quartzo, uma xícara de óleo de rosas para a consagração, par de alianças e duas cordas brancas para união das mãos. Perto do altar deve ficar a vassoura de palha que será usada no final da cerimônia para a realização do tradicional Pulo da Vassoura. Usando um punhal ou uma espada cerimonial deve ser traçado um circulo onde os noivos deverão ficar. Após a saudação de todos os convidados e abençoados com incenso o sino deve tocar para que a cerimônia tenha inicio. Os noivos ficam dentro do circulo e os convidados em torno deste, de mãos dadas devem formar uma corrente.

Após o Casamento

Depois de terminada a cerimônia os convidados podem então fazer aclamações, congratular-se com os noivos e aplaudir. Após agradecer a Deusa e a Deus, o circulo pode ser desfeito e a vassoura colocada no chão para que os noivos, juntos e de mãos dadas pulem por cima e assim termina o casamento pagão cuja festa é feita com vinho e bolo consagrado que deve ser cortado com a espada cerimonial ou no meu caso cortarei com meu athame.



Um comentário:

Waldesio disse...

Linda deve ser essa cerimônia... Obrigado pir dividir esse conhecimento