domingo, 27 de novembro de 2011

Ervas Uteis Na Cozinha:

 As ervas aromáticas transformam positivamente os alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido para ser mesmo utilizadas: manjericão com tomate, estragão com frango, o tomilho e o alecrim com borrego, e os orégãos com queijo e ovos.
Todavia, as combinações não deverão ser obrigatórias; o que é excitante na cozinha é o facto de haver sempre um grande âmbito para novas experiências e para a possibilidade de novas e bem sucedidas misturas de sabores.

As ervas aromáticas deverão ser utilizadas frescas, sempre que possível, sendo os orégãos a única excepção, visto que, por qualquer motivo, têm um aroma ainda melhor depois de secos.
A maior parte das ervas pode ser facilmente cultivada.
O tomilho pode ser tão bom fresco como seco, desde que tenha sido seco há pouco tempo.
Sendo actualmente tão fácil obter ervas frescas durante todo o ano, é curioso lembrarmo-nos de que, ainda há pouco tempo, só se conseguiam comprar pequenas embalagens com uma curta variedade de ervas secas. De qualquer forma, muitas das ervas tenras, como o manjericão e a salsa, perdem por completo as suas características quando secas; se tiver grande abundância delas e as quiser conservar, poderá congelar pequenas quantidades em cubos de gelo ou, melhor ainda, conservá-las em azeite, dentro de boiões bem vedados. Assim, depois de ter usado as ervas, o azeite aromatizado poderá ser utilizado para temperar saladas.

Nada se compara à fragrância das ervas frescas em saladas ou espalhadas sobre legumes cozidos e as que têm folhas de belos formatos são excelentes para enfeitar um prato ou decorá-lo. Havendo ervas frescas em casa, não existe a preocupação de o prato ter um aspecto descolorido: desde que o gosto-base da comida seja bom, pode-se melhorar rapidamente o aspecto do prato com algumas ervas, Mesmo os melhores estufados, guisados ou sopas tornam-se mais apetitosos se se espalharem sobre eles ervas picadas, no último momento; são elas também que tornam diferentes os caldos e os molhos.

Alecrim
Alho
Angélica
Azedas
Borragem

Cebolinho
Cerefólio
Coentros
Endro
Eruca

Erva Cidreira
ou Melissa
Estragão
"Fines Herbes"
Folhas de
feno-grego
Funcho

Hortelã
Levístico
Louro
Manjericão
Manjerona

Orégãos
Ramo de Cheiros
Sabugueiro
Salsa
Salsão

Salva
Segurelha
Sementes
de Anis
(erva doce)
Tomilho
-Verbena


ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS

Alargue o seu horizonte culinário. Desperte a sua imaginação.

As ervas aromáticas e especiarias enriquecem o sabor dos alimentos, pelo estiveram desde sempre ligadas à arte da culinária. As ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas, enquanto que as especiarias são as partes aromáticas: rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas normalmente secas, provenientes de plantas oriundas das regiões tropicais.

JANOTA

O Exotismo natural
Que dá Um toque de sabor saudável aos seus cozinhados

Descubra os segredos da Dieta Mediterrânica

Janota é uma marca portuguesa na verdadeira asserção da palavra. Tem valores autênticos e uma imagem tradicionalista; tem produtos de qualidade que proporcionam paladares distintos. Desde sempre que esta marca está intimamente aliada às suas raízes tradicionais, à sua origem lusitana, ao universo culinário que a caracteriza.
As Especiarias e Ervas Aromáticas Janota enquadram-se na tradicional Dieta Mediterrânica* adoptada pelos povos da Europa do Sul. Esta dieta, altamente nutritiva, promove saudáveis hábitos alimentares e privilegia o uso de condimentos para realçar o sabor dos alimentos, conferindo-lhes assim sabores exóticos e diferenciados.


* Dieta Mediterrânica

A Dieta Mediterrânica baseia-se numa alimentação equilibrada que se caracteriza por ser:
 *rica em fibras, gorduras monoinsaturadas, minerais, vitaminas, proteínas de origem vegetal e hidratos de carbono, através do consumo abundante de frutas, cereais e legumes;
* moderada em gorduras poliinsaturadas e proteínas animais, através do consumo moderado de alimentos animais tais como o peixe e a carne de aves e porco;
* pobre em gorduras saturadas, sendo que o azeite é a sua principal fonte de gordura.

Este tipo de alimentação é também peculiar a nível da confecção dos alimentos, sendo que os pratos preparados apesar de conterem muito pouco sal, são muito apaladados devido à utilização de uma vasta diversidade de Ervas e Especiarias.

Este tipo de regime alimentar ajuda a prevenir alguns problemas de saúde, tais como: a hipertensão, os elevados níveis de colesterol sanguíneo e as doenças cardiovasculares.


RECEITAS ESPECIAIS JANOTA

O mundo dos cheiros, especiarias e condimentos pode aumentar o nosso prazer gustativo com novos e excitantes pratos. Descubra-os, experimente e delicie-se!

Nenhum comentário: